John Bollinger

John Bollinger

Presidente e Fundador da empresa Bollinger Capital Management, Inc.
Foco Principal: Investidor em Mercado de Capitais; criador da renomada Banda de Bollinger

Dicas de como monitorar e operar um ativo por John Bollinger

Para se ter uma boa idéia do que está acontecendo com uma ação, eu divido minha janela do gráfico principal eSignal em quatro clipes, cada um enfatizando uma visão diferente dos dados: preço da ação, o fluxo de dinheiro, volatilidade e volume.

O primeiro clipe ocupa a metade superior da janela e contém um gráfico de barras (candlestick) do preço com intervalos de 20 dias e 2 desvios-padrão de Bollinger Bands. As barras são uma representação muito boa do processo de negociação e as bandas definem os preços máximos e mínimos respectivamente. Além disso, uma linha de força relativa é traçada neste clipe para avaliar como a ação está se comportando em relação ao mercado. Eu uso o S&P500, $SPX, na maioria das vezes, mas outros índices podem ser melhores em algumas situações. Por exemplo, usar o índice Bovespa, $IBOV-BSP, se você está monitorando ações do Brasil.

O segundo clipe contém um indicador de volume, intensidade Intraday (II). Este indicador ajuda a diagnosticar o comportamento das bandas. A idéia é obter a confirmação ou não da banda – por exemplo: um forte fluxo de dinheiro coincidindo com uma banda superior, se confirma uma tendência de força; enquanto,um baixo fluxo de dinheiro e uma marca da parte inferior da banda é uma indicação de tendência fraca. Você também pode tentar usar um oscilador de volume, como por exemplo o 14-Day Money Flow Index (MFI) em vez do Intensidade Intraday (I).

O terceiro clipe mostra a curva BandWidth, que mede o nível total de volatilidade. Preste muita atenção quando a volatilidade está em níveis muito baixos, pois grandes movimentos, muitas vezes surgem nas situações de baixa volatilidade. Além disso, os picos de volatilidade, muitas vezes marcam o fim de tendências importantes.

O quarto clipe apresenta o gráfico do volume normalizado. Ao relacionar o volume com o movimento do preço da ação, você pode ter uma idéia de força e convicção. Isto é especialmente importante para quebras de resistências, onde você quer ver o volume forte confirmar o movimento do preço; ou uma reversão de tendência onde você tem um volume muito baixo indicando uma possível reversão.

Todas essas ferramentas podem ser encontradas no diretório Fórmulas\Bollinger em seu programa eSignal. E, claro, também existem várias outras ferramentas disponíveis no Kit Bollinger Bands que você pode adicionar ao seu programa eSignal.

Esta série de diferentes indicadores mostrados nos 4 clipes te permite ter uma boa noção do que está acontecendo com uma ação no curto prazo. Para variações, tente adicionar um quinto clipe, com um indicador de momento, como por exemplo o estocástico ou a taxa de mudança. Outra possibilidade pode ser adicionar uma média de longo prazo para o clipe de preços para auxiliar na determinação de tendências (por exemplo, 50 ou 200 dias de média).

Este exemplo de gráfico mostrado utiliza dados diários porque esse é o intervalo que eu estou mais confortável em operar. No entanto, esta abordagem pode ser usada sobre intervalos de 5 minutos, horário, semanal, e assim por diante. Você deverá ter que ajustar as constantes para se adequar a sua abordagem, mas a visão básica deve funcionar para a maioria dos diferentes intervalos de tempo.

Com relação as cores, eu prefiro um fundo branco com uma grade em cinza claro. A idéia aqui é escolher algo que deixe os dados se destacarem claramente sem ser algo exagerado. Seja gentil com seus olhos!

Finalmente, eu não gosto de ter muitos indicadores na tela, ela fica muito confusa. Para analisar prazos mais longos, eu prefiro utilizar barras semanais ou mensais, em vez de apertar um monte de barras diárias na tela.

John Bollinger: Credenciais

Palestrante freqüente em seminários de investimento nos EUA e no exterior, John Bollinger, CFA (Chartered Financial Analyst), CMT (Chartered Market Technician) é o presidente e fundador da Bollinger Capital Management, uma empresa de gestão de investimentos, e orientada à pesquisa e manejo de técnicas exclusivas voltadas a instituições e indivíduos. Bollinger também é conhecido por seus muitos anos de análise de mercado e comentários na televisão - em primeiro lugar na Financial News Network e, posteriormente, na CNBC. Ele é mais conhecido pelo seu indicador Bollinger Bands, que foi integrado na maioria dos softwares de análise financieira. Bollinger possui um grupo “Group Power”, disponível no eSignal, que fornece diariamente análise de diferentes setores do mercado americano e auxilia o investidor na tomada de decisões de investimento. John também desenvolveu vários websites:

www.BollingerOnBollingerBands.com

www.MarketTechnician.com

www.PatternPower.com

www.BBForex.com

Escritos por John Bollinger:

Vários artigos na Revistas: Technical Analysis of Stocks & Commodities, Active Trader e Market Technicians Associaton Newsletter.
Ele também escreveu um livro sobre a ferramenta de movimento do preço que leva seu nome: Bollinger on Bollinger Bands.

Informação de contato **
bbands@bollingerbands.com

** Interactive Data e PowerQUOTE não são responsáveis por qualquer interação entre o usuário e a entidade acima identificada.

 
 

Caro Usuário, a PowerQUOTE Serviços de Informática e Treinamento Ltda., empresa especializada em soluções tecnológicas de última geração, é a representante oficial no Brasil dos produtos eSignal, de propriedade da Interactive Data Corporation.

 

A atuação da PowerQUOTE consiste na INTERMEDIAÇÃO ON-LINE DA VENDA DOS PRODUTOS  eSignal, bem como ao suporte técnico pós-venda no Brasil.

 

As informações cedidas por ocasião da realização do cadastro no website PowerQUOTE, são encaminhadas para a Interactive Data, para o fim de viabilizar o processo de compra dos produtos eSignal.

 

Os produtos eSignal, apresentados neste site, SÃO ADQUIRIDOS NO EXTERIOR, sob sua responsabilidade, diretamente da empresa Interactive Data, mediante pagamento efetuado com cartão de crédito internacional.

 

Antes de realizar sua compra, visite o site www.esignal.com e verifique os Termos e Condições de Uso dos Serviços.

 

PARABÉNS!

 

Acabamos de receber o seu pedido!

 

A sua conta eSignal está sendo criada pela Interactive Data Corporation, sediada na Califórnia - EUA, e em até 10 minutos você receberá um email com as instruções de pagamento para a ativação do seu software.

 

Atenção: Por favor, verifique se o nosso email foi redirecionado para a sua "pasta de spam" ou "lixo eletrônico" de sua caixa postal.

 

Suporte técnico: contato@powerquote.com.br