Steve Nison

Steve Nison

Presidente e Fundador: Candlecharts.com

Foco Principal: Gráficos de Candle

Como minimizar os Riscos do Mercado através dos gráficos de Candle do eSignal

Antes de eu mostrar um exemplo de como os gráficos de Candle do eSignal podem ajudar a melhorar a sua forma de operar, vou descrever brevemente o que são gráficos de Candle e como você pode se beneficiar do seu uso.

O que são os Gráficos de Candle?

Gráficos Japoneses de Candle (também conhecido simplesmente por Gráficos de Candle ou Gráficos de Vela), assim chamados porque as linhas e barras se parecem com velas com pavios (“candle” em inglês), além de ser esta a forma mais popular de Análise Técnica no Japão. Gráficos de Candle existem há mais de 100 anos . No entanto, este tipo de gráfico era desconhecido do mundo ocidental até que eu os revelei em 1980.

Benefícios em operar utilizando os Gráficos de Candle

Os Gráficos de Candle são extremamente fáceis de entender: Qualquer um, desde o grafista principiante até o profissional experiente, pode facilmente tirar proveito do poder dos Gráficos de Candle.

As ferramentas dos Gráficos de Candle irão te auxiliar de forma incomparável: A maioria dos sinalizadores dos Gráficos de Candle podem ser identificados em apenas alguns pregões, ao invés de semanas, normalmente necessário para uma análise mais precisa em um gráfico tradicional de barras. Desta forma, os Gráficos de Candle podem ajudá-lo a entrar e sair do mercado com um melhor timing.

As ferramentas dos Gráficos de Candle irão te ajudar a preservar o seu capital: Você irá descobrir que os Gráficos de Candle realmente podem proteger o seu capital, porque muitas vezes enviam sinais de que uma nova alta ou baixa não pode ser sustentada.

As técnicas dos Gráficos de Candle são facilmente utilizadas em conjunto com as ferramentas dos gráficos ocidentais: Porque os Gráficos de Candle utilizam os mesmos dados que um gráfico tradicional de barras, qualquer modalidade de análise técnica (como médias móveis, linhas de tendência, resitências, Bandas de Bollinger, etc ) pode ser empregada nos Gráficos de Candle.

Os Gráficos de Candle podem ser utilizados para operar ações, futuros – ou qualquer mercado que tenha um preço de abertura, fechamento, alta e baixa: Os Gráficos de Candle também podem ser utilizados em qualquer intervalo de tempo - do intraday ao mensal.

Como as linhas de Candle são formadas:

A parte mais larga do Candle (como visto no gráfico 1) é chamado de “corpo”. O corpo representa o intervalo entre o preço de abertura e de fechamento do pregão. Se o preço de fechamento for maior que o preço de abetura, a cor do corpo é branca (ou verde). Se o corpo for de cor preta (ou vermelha), o preço de fechamento é menor que o preço de abertura.

As linhas finas acima e abaixo do corpo são chamadas de “shadows”ou sombras. Estes são os extremos de preço do pregão. A sombra acima do corpo é chamada de sombra superior, e o pico da sombra superior é a maior alta do preço da ação em um determinado dia. A sombra abaixo do corpo é chamada de sombra inferior, e o fundo da sombra inferior é a maior baixa.

As linhas de Candle podem ser construídas para qualquer intervalo de tempo - do intraday ao mensal.

Observe que os Candles do lado direito do gráfico 1 não possuem corpos. Estes são exemplos de doji. Um doji é um candle onde o preço de abertura e de encerramento são os mesmos. O Doji representa um mercado que está em equilíbrio entre as forças de oferta e demanda.

Embora os Gráficos de Candle utilizem os mesmos dados que um gráfico tradicional de barras, a cor do corpo do Candle e o comprimento do corpo e das sombras fornecem um raio-X instantâneo do mercado. Por exemplo, quando o corpo é preto, significa que a ação fechou abaixo de seu preço de abertura. Isso lhe dá uma imagem instantânea de um fechamento positivo ou negativo. Para aqueles que passam horas analisando gráficos, os Candles não somente auxiliam na velocidade da análise, eles também transmitem fortes sinais visuais, que por vezes, passam desapercebidos em um gráfico tradicional de barras.

Pião (Spinning Top)

Uma das grandes vantagens dos Gráficos de Candle é auxiliar ao investidor a identificar rapidamente mudanças no mercado. Isto porque os Gráficos de Candle irão fornecer sinais de reversão não disponíveis em outras técnicas de análise. Vamos dar uma olhada em um exemplo de Pião ou "spinning top" (como visto no gráfico 2).

Como mencionado anteriormente, um dos aspectos mais poderosos dos Gráficos de Candle é a transmissão instantânea da informação visual sobre o comportamento do mercado. Por exemplo, um Candle com um pequeno corpo (branco ou preto) indica um período de instabilidade do mercado onde a tendência de alta (Bull) ou de baixa (Bear) não está claramente definida. Os japoneses apelidaram este tipo de Candle de “Pião” ou “Spinning Top” (em inglês) - por causa da sua semelhança com o formato de um Pião. Esses pequenos Candles indicam que a tendência do mercado pode estar perdendo força, ou como os japoneses dizem "o mercado está perdendo o fôlego."

Vejamos um exemplo de como os Gráficos de Candle, muitas vezes, o ajudarão a proteger o seu capital -- um benefício muito importante no mercado volátil de hoje. Neste cenário, eu vou ilustrar como um Gráfico de Candle poderá ajudá-lo a evitar uma potencial perda em um investimento de longo prazo.

Favor verificar os dois gráficos das próximas duas imagens. O primeiro gráfico (Figura 1) é um gráfico tradicional de barras. Neste gráfico, na área marcada, a ação parece que está em forte alta, pois está consecutivamente fechando em alta. Esta parece ser uma boa ação para comprar

Usando os mesmos dados do gráfico tradicional de barras, iremos fazer um Gráfico de Candle (Figura 2). Observe a nova perspectiva que obtemos com o Gráfico de Candle. No Gráfico de Candle, na mesma área marcada, há uma série de pequenos candles - aqueles que os japoneses chamam de "piões". Estes pequenos Candles sinalizam que a tendência atual (ou seja, o rali) está perdendo força.

Como visto, embora o gráfico tradicional de barras indique um potencial momento de compra, o Gráfico de Candle mostra que há realmente uma razão para cautela - os pequenos candles ilustram que a tendência de alta está perdendo força. Ao utilizar o Gráfico de Candle, o investidor provavelmente não irá comprar na área marcada e, assim, evitará ter um prejuízo.

Este é apenas um exemplo de como o Gráfico de Candle pode ajudá-lo a proteger o seu capital. Warren Buffet tem duas regras: Regra 1: Não perca dinheiro. Regra 2: Não se esqueça da Regra 1. Os Gráficos de Candle irão ajudá-lo a preservar o seu capital.

Os Gráficos de Candle como parte da Análise Técnica

O que vimos aqui foi apenas uma introdução básica ao Gráfico de Candle. Existem muitos outros padrões, conceitos e técnicas que devem ser considerados. Mas, mesmo com esses conceitos básicos, você já pode ver como os Gráficos de Candle abrem novas portas e possibilidades dentro da Análise Técnica.

Lembre-se sempre de um princípio básico: as técnicas dos Gráficos de Candle são uma ferramenta e não um sistema de análise. Técnicas eficazes de Gráficos de Candle exigem não apenas a compreensão dos diferentes padrões de Candles, mas também muita disciplina, estratégia e tática na hora de operar. Por exemplo, a utilização consistente de Stops, a definição do risco/retorno aceitável, a observação do padrão dos Candles em relação à tendência do mercado, a monitoração do mercado após a execução de uma operação. Ao compreender e utilizar estes princípios, você estará em uma posição mais sólida para aumentar o poder dos Candles

Credenciais do Steve Nison

Steve é o fundador e presidente da empresa Candlecharts.com, que fornece produtos educacionais e serviços de consultoria ao Mercado Financeiro. Ele foi o primeiro a revelar o poder surpreendente dos Gráficos de Candle para o hemisfério ocidental e é reconhecido como a autoridade principal sobre o assunto. Antes do seu trabalho, não existia um sistema de gráficos no mundo ocidental que utilizasse Gráficos de Candle. Seu trabalho tem sido referenciado no Wall Street Journal, Barron's, Worth, Institutional Investor e muitas outras publicações ao redor do mundo. Ele já apareceu várias vezes na CNBC, e seu programa na FNN (o precursor da CNBC) atingiu o maior número de espectadores que a rede já teve.

Como um profissional renomado e famoso palestrante, Steve já promoveu cursos em 18 países e na maioria dos grandes bancos de investimento sobre como aplicar - e lucrar – através dos seus métodos. Ele já deu palestras para o Banco Mundial, para o Federal Reserve, para diversas Bolsas de Valores e lecionou em várias universidades. Ele é professor do New York Institute of Finance. Embora reconhecido como expert em Gráficos de Candle, Steve é também um especialista em Análise Técnica com mais de 25 anos de experiência. Steve foi um dos primeiros a receber a credencial de Chartered Market Technician (CMT) pela Market Technicians Association (MTA).

Livro escritos por Steve Nison

Steve é o autor dos livros "Bibles" da análise de gráficos de Candle, Japanese Candlestick Charting Techniques e Beyond Candlesticks, com vendas de mais de 75.000 exemplares em oito idiomas. Sua série de vídeos, Profiting with Japanese Candlestick Charts, é um best-seller internacional.

Informação de contato **
www.candlecharts.com
** Interactive Data e PowerQUOTE não são responsáveis por qualquer interação entre o usuário e a entidade acima identificada.

 
 

Caro Usuário, a PowerQUOTE Serviços de Informática e Treinamento Ltda., empresa especializada em soluções tecnológicas de última geração, é a representante oficial no Brasil dos produtos eSignal, de propriedade da Interactive Data Corporation.

 

A atuação da PowerQUOTE consiste na INTERMEDIAÇÃO ON-LINE DA VENDA DOS PRODUTOS  eSignal, bem como ao suporte técnico pós-venda no Brasil.

 

As informações cedidas por ocasião da realização do cadastro no website PowerQUOTE, são encaminhadas para a Interactive Data, para o fim de viabilizar o processo de compra dos produtos eSignal.

 

Os produtos eSignal, apresentados neste site, SÃO ADQUIRIDOS NO EXTERIOR, sob sua responsabilidade, diretamente da empresa Interactive Data, mediante pagamento efetuado com cartão de crédito internacional.

 

Antes de realizar sua compra, visite o site www.esignal.com e verifique os Termos e Condições de Uso dos Serviços.

 

PARABÉNS!

 

Acabamos de receber o seu pedido!

 

A sua conta eSignal está sendo criada pela Interactive Data Corporation, sediada na Califórnia - EUA, e em até 10 minutos você receberá um email com as instruções de pagamento para a ativação do seu software.

 

Atenção: Por favor, verifique se o nosso email foi redirecionado para a sua "pasta de spam" ou "lixo eletrônico" de sua caixa postal.

 

Suporte técnico: contato@powerquote.com.br